Siga nas redes sociais

Search

“Estigmas de gênero ainda afetam mulheres empreendedoras”, avalia CEO da Chiefs.Group

luciana carvalho chiefs.group economia sp drops
Foto: Divulgação

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME), sete a cada dez mulheres empreendedoras no Brasil decidem abrir um negócio depois de se tornarem mães. Questões como flexibilidade de horários , independência financeira e a possibilidade de trabalhar de casa são algumas das razões pelas quais o empreendedorismo se torna uma opção para quem busca conciliar a vida profissional com a pessoal.

Luciana Carvalho é uma dessas mulheres que viu, na maternidade, um gatilho para começar a jornada empreendedora. Com 15 anos de experiência em Recursos Humanos de grandes empresas, como Ambev, Movile e Sinch, a psicóloga fundou a Chiefs.Group, uma HRtech pioneira em Open Talent Economy no Brasil, que conecta executivos seniores disponíveis para trabalhar sob demanda com empresas, oferecendo soluções flexíveis como mentorias, projetos, vagas part ou full time. 

Focada nas tendências do futuro do trabalho, a companhia objetiva se tornar a maior geradora de negócios para talentos na América Latina, conciliando talentos internos e externos obtendo um ecossistema de expertise e habilidades que fazem sentido para seu propósito.

Confira a entrevista completa neste Economia SP Drops:

Como você decidiu se tornar empreendedora e qual foi a motivação por trás disso?

Luciana: Durante toda a minha trajetória profissional, o que sempre me motivou foi a possibilidade de construir legado com outras pessoas. Empreender requer muita coragem e, por algum tempo, estava inserida em um universo mais executivo que tinha uma cultura de intraempreendedorismo muito forte. Estive sempre rodeada de grandes empreendedores e empreendedoras e isso foi crescendo dentro de mim. Como se um bichinho tivesse me picado. Quando minha filha nasceu, aquele sentimento de deixar legado ficou ainda mais forte e foi assim que meu caminho e da Chiefs.Group se cruzaram. 

Como você vê o papel das mulheres no mundo dos negócios e como isso evoluiu ao longo do tempo?

Luciana: O papel das mulheres no mundo dos negócios passou por uma incrível evolução ao longo do tempo. Com mais acesso à educação, mudanças culturais positivas ainda em avanço e políticas de igualdade de gênero, as mulheres estão ocupando cargos de liderança, empreendendo com sucesso e contribuindo de maneira significativa para o crescimento econômico. Fico feliz em saber que a Chiefs.Group ajuda mulheres executivas a fecharem negócios e ocuparem posições de lideranças em empresas, tanto em vagas sob demanda, projetos ou mentorias para outros executivos. Cada mulher cadastrada na nossa plataforma é uma grande conquista e alegria  para nós.

Qual é a importância do networking e do apoio entre empreendedoras para o sucesso nos negócios?

Luciana: Empreender tem muitos desafios e esses desafios variam desde o âmbito técnico até o âmbito comportamental e emocional. Em vários momentos a gente não sabe o que fazer ou até mesmo para onde ir. Poder contar, aprender e observar empreendedoras que já conquistaram espaço e já passaram pelo mesmo que você é fundamental. Faço parte de alguns grupos de empreendedoras e elas já me socorreram muitas vezes, assim como também já as socorri. A vida de empreender fica mais leve assim.

Quais são os principais obstáculos que as mulheres empreendedoras ainda enfrentam atualmente?

Luciana: As mulheres empreendedoras enfrentam desafios significativos em suas jornadas, que são, em muitos aspectos, semelhantes aos obstáculos que todos os empreendedores podem encontrar. Alguns desses desafios incluem equilibrar de uma maneira saudável e sustentável a vida pessoal e profissional, garantir financiamento adequado para seus negócios e superar estigmas de gênero.

Equilibrar vida pessoal e profissional é uma tarefa desafiadora para empreendedores de todos os gêneros, mas as mulheres muitas vezes têm responsabilidades adicionais em casa e na criação dos filhos, o que pode tornar essa busca por equilíbrio ainda mais complexa.

O financiamento pode ser uma barreira para qualquer empreendedor, independentemente de seu gênero. No entanto, há uma conscientização crescente sobre a importância de apoiar empresas lideradas por mulheres, e vemos avanços na obtenção de financiamento para projetos empreendedores liderados por mulheres.

É importante reconhecer que, infelizmente, ainda existem estigmas de gênero que podem afetar as mulheres empreendedoras. Esses estigmas podem assumir diversas formas, desde o ceticismo sobre as capacidades das mulheres nos negócios até a falta de representação em certos setores. No entanto, à medida que mais mulheres alcançam o sucesso como empreendedoras, estamos vendo esses estigmas diminuírem gradualmente.

No geral, as mulheres empreendedoras estão superando esses desafios com determinação e habilidades excepcionais. Elas estão fazendo contribuições valiosas para o mundo dos negócios e inspirando futuras gerações a buscar seus objetivos empreendedores.

Como você vê a representatividade das mulheres em posições de liderança e como isso influencia o empreendedorismo feminino?

Luciana: Sempre gostei de falar que diversidade impacta o negócio. A representatividade das mulheres em posições de liderança pode contribuir para a inovação dentro de uma organização com seu olhar e ponto de vista para um determinado produto/serviço. Por isso, as mulheres trazem perspectivas e abordagens diferentes para a gestão de negócios, o que pode levar a novas ideias, soluções, melhorias no produto e impactar positivamente os resultados. Por isso, para aumentar a representatividade das mulheres em posições de liderança, é importante promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho. Isso pode ser feito por meio da cultura da empresa, ações afirmativas e através do exemplo, principalmente da liderança.

Quais são suas fontes de inspiração no mundo dos negócios?

Luciana: Mulheres extremamente inspiradoras no mundo dos negócios pra mim são: 

  • Brene Brown, pois ela tem um papel muito importante ao abordar temas sensíveis como coragem e vulnerabilidade no mundo dos negócios, apoiando o desenvolvimento de muitos profissionais.
  • Patty McCord que foi executiva da Netflix e construiu uma cultura extremamente original, disruptiva e extremamente bem estruturada para a empresa, sendo fonte de inspiração para muitos negócios.  

Quais são seus próximos planos e objetivos?

Luciana: Hoje tenho dois sonhos grandes. O primeiro é ver minha filha feliz (sim, eu sei, parece clichê, mas é a mais pura verdade). O segundo é transformar a Chiefs.Group em um unicórnio nos próximos anos, reinventando o trabalho através de soluções de talentos flexíveis.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail