Siga nas redes sociais

Search

5 tecnologias para impulsionar sua franquia em 2024

Compartilhe

5 Tecnologias para Impulsionar sua Franquia em 2024

À medida que entramos em 2024, franquias de diversos setores estão buscando maneiras inovadoras para se manterem competitivas e rentáveis.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor tem previsão de crescimento de 17% em faturamento somente neste ano.

Neste novo cenário, adaptar-se às tecnologias emergentes deixou de ser uma escolha e se tornou essencial para o crescimento sustentável.

Reconhecendo essa urgência, selecionamos 5 tecnologias mais importantes para impulsionar sua franquia neste ano.

  • Inteligência Artificial (IA): solução eficiente de demandas

A IA vem revolucionando a forma como as franquias operam. Da automação de tarefas administrativas à personalização da experiência do cliente, a IA oferece soluções eficientes e inovadoras.

Além disso, a personalização da experiência do cliente por meio da IA permite que as franquias ofereçam um atendimento mais individualizado e eficiente.

A tecnologia pode analisar grandes volumes de dados para identificar padrões de comportamento dos clientes e oferecer recomendações personalizadas, melhorando assim a satisfação e fidelização dos clientes.

  • Internet das Coisas (IoT): gestão interconectada

A IoT se trata da interconexão de dispositivos cotidianos à internet, permitindo a coleta e análise de dados.

Essa tecnologia facilita desde o controle de estoque até o gerenciamento de operações no ponto de venda, melhorando significativamente a eficiência operacional.

Com potencial de evoluir a gestão de franquias, permitindo monitoramento em tempo real, automação de processos e coleta de dados aprimorada.

  • Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

Ambas tecnologias imersivas já vem ganhando espaço nas franquias. A RA superpõe informações digitais ao mundo real, melhorando a experiência do cliente, como por exemplo, permitindo que eles visualizem produtos em um ambiente real através de seus smartphones.

Já a RV cria um ambiente totalmente virtual, ideal para treinamentos imersivos de funcionários ou para proporcionar experiências únicas aos clientes.

Ambas tecnologias oferecem maneiras de engajar clientes e melhorar a eficiência operacional, desde o marketing até o treinamento e desenvolvimento de produtos.

  • Edge computing: marketing direcionado

A tecnologia Edge Computing, simplifica a coleta e a análise de dados disponíveis, permitindo uma compreensão aprofundada do comportamento do consumidor e facilitando a criação de peças publicitárias.

Dados como histórico de compras, produtos que foram visualizados no site e dados gerais do consumidor, podem ser acessados pelos gestores para a personalização de conteúdo direcionado a determinados clientes.

  • Gestão integrada de unidades SULTS

O SULTS é um sistema de gestão especializado em redes de franquias, com mais de 20 módulos integrados, o software oferece recursos para gerenciar comunicação, engajar colaboradores, e garantir a qualidade do negócio.

Com a ferramenta, os franqueadores conseguem acompanhar as unidades franqueadas de forma ágil, promovendo gestão de eficiência.

O sistema permite acompanhar oportunidades, operação das unidades, interações e ter visibilidade total dos estágios da negociação de leads, além de oferecer funcionalidades como checklists inteligentes e programação de comunicados​​.

Os gestores têm acesso a informações detalhadas sobre as unidades franqueadas, como performance e relatórios, para assim, serem assertivos ao definir estratégias para a expansão da rede​​.

A incorporação de todas essas tecnologias não só aprimora a eficiência operacional e a experiência do cliente, mas também prospera no competitivo mercado de franquias.

Compartilhe

Software de gestão para redes de franquias e negócios

Leia também

Receba notícias no seu e-mail