O Collision é uma das maiores conferências de tecnologia, empreendedorismo e inovação do mundo. Realizado em Toronto, no Canadá, reúne líderes da indústria, empreendedores, startups, investidores e entusiastas da tecnologia em um ambiente colaborativo e inspirador.
O objetivo do evento é promover o intercâmbio de ideias, estimular o networking e fornecer insights valiosos sobre as últimas tendências e avanços tecnológicos.
Laís Cesar, Head of Open Innovation da Alana AI, apelidou o evento como o primo do Web Summit, do qual a Alana AI participou ano passado em Portugal. O evento é realizado pela mesma produtora, por isto a montagem do evento é semelhante.
Esse ano a conferência teve uma grande magnitude, com participação impressionante de 36.378 pessoas vindas de diversos lugares do mundo. Um dado notável é que 41% desses participantes foram mulheres, demonstrando uma representatividade significativa e um esforço em promover a diversidade de gênero no setor tecnológico. Além disso, o evento recebeu a presença de 118 países diferentes, evidenciando sua abrangência global e o interesse internacional pela inovação e tecnologia.
Participação da scale-up no Collision
O evento foi palco de uma incrível exposição de novas tecnologias, contando com a participação de 1.497 startups de diversos setores. Essas startups trouxeram inovações nos campos da Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT), marketing, saúde, educação e sustentabilidade.
A Alana AI marcou presença de destaque no evento. Com sua proposta inovadora e tecnologia avançada, chamou a atenção dos participantes e se destacou entre as demais startups presentes.
Presente com um estande, apresentou sua inteligência artificial para o público e potenciais parceiros de negócios. A missão foi comandada por Marcel Jientara, CEO e fundador, e Laís Cesar, Head of Open innovation da Alana AI.
A participação no evento reforçou seu posicionamento como uma empresa líder no campo da inteligência artificial nativa em português para customer experience.
Top 5 ideias inovadoras no Collision 2023
Na exposição das novas tecnologias, Laís Cesar pode testemunhar o poder da inovação e seu impacto transformador em inúmeras áreas. Essas tecnologias têm o potencial de moldar o futuro e melhorar significativamente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Ela compartilhaa as startups que mais se destacaram na sua visão de agente inovadora do ecossistema de inovação e tecnologia:
1) Acrylic Robotics
Foi uma das startups que se destacaram em sua visão. Fundada em 2020 em meio a pandemia em Toronto, a startup desenvolveu robôs para pintar como humanos. A tecnologia é capaz de registrar o estilo de pintura do artista combinando detalhes estilísticos sutis, como a sequência de pinceladas, pressão e velocidade.
“Foi fascinante olhar o robô realizando exatamente a pintura que está na tela digital, sabendo o momento exato que era preciso limpar o pincel para trocar de coloração”, comenta.
2) Petnow
Já pensou reconhecer aquele pet que está perdido no seu bairro? A startup Petnow oferece essa solução. Fundada em 2018 na Coréia, eles desenvolveram um aplicativo com identificação biométrica para animais de estimação que utiliza um padrão exclusivo do nariz de um cachorro, conhecido como “impressão nasal”, e o rosto de um gato como informação biométrica, tudo isso com ajuda da inteligência artificial.
Essa abordagem não invasiva de identificação fornece uma solução segura e permanente, ao contrário de etiquetas ou coleiras destacáveis. Ela protege os animais de estimação de forma mais proativa e baseada em valores de comunidade.
3) Plantaform
Fundada em Quebec, a startup desenvolveu o primeiro jardim interno inteligente que facilita o cultivo de até 15 ervas frescas e orgânicas, vegetais e flores comestíveis durante todo o ano. O rejuvenescimento funciona sem a necessidade de luz solar ou solo natural, e tudo o que precisa é adicionar água e nutrientes. O equipamento é autônomo e pode detectar desde nível de água, temperatura, porcentagem de luz e condições atuais de crescimento. Através do aplicativo, é possível ganhar orientações e passo a passo durante o processo de crescimento com lembretes, dicas e muito mais.
4) Bevcounter
A startup traz uma solução incrível para os empreendedores no ramo de restaurantes e bares. Através do reconhecimento de imagem e com o uso de Inteligência Artificial, o software é capaz de contabilizar e monitorar bebidas em tempo real dos estabelecimentos, tanto na área de estoques quanto na área de preparo dessas bebidas.
5) SkinCheckUp
Já na área da saúde e com inteligência artificial aplicada, foi a SkinCheckUp que despertou a atenção de Laís. Fundada em Toronto, a tecnologia desenvolvida possui o objetivo de detectar precisamente e pontualmente o câncer de pele através da leitura de imagens. Com apenas 3 segundos é possível ter essa conclusão da imagem. Além disso, a inteligência artificial consegue detectar até 5 tipos de neoplasias. O Business possui alguns cenários e contextos de uso: para os pacientes, o aplicativo atua como diagnósticos nas imagens e encaminhamento para especialistas. Já para os médicos é utilizado para educação médica.