Search

Com uso de IA, startup ajuda empresas a melhorar saúde mental no trabalho

Foto: divulgação.

A startup mineira Way Minder, que visa auxiliar empresas na gestão da saúde mental e inteligência emocional de seus colaboradores afim de fortalecer o bem-estar emocional tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal acaba de ser lançada no mercado.

A tecnologia atua na prevenção do estresse e da síndrome de burnout no ambiente de trabalho por meio de uma série de recursos, incluindo algoritmos e inteligência artificial capazes de oferecer soluções personalizadas aos usuários para combater questões psicológicas que acabam por impactar a produtividade de equipes e a qualidade de vida das pessoas. A plataforma tem por base os estudos do americano Daniel Goleman, considerado o pai da inteligência emocional.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15% dos trabalhadores no mundo enfrentam transtornos ligados à depressão e ansiedade, gerando às empresas um custo anual de cerca de US$1 trilhão.

A plataforma da Way Minder tem como objetivo transformar a abordagem das empresas em relação à saúde mental de seus colaboradores, auxiliando tanto na prevenção quanto no mapeamento de questões relacionadas ao bem-estar emocional. Através de uma abordagem integrada e personalizada, a plataforma combina práticas comprovadas de saúde mental, tecnologia e comunidade para fortalecer a resiliência emocional e reduzir os riscos de burnout, ansiedade e depressão”, destaca Deivison Pedroza, co-fundador e CEO da Way Minder. 

Para as empresas, a solução oferece recursos como questionários de avaliação de inteligência psicossocial, saúde emocional, mental e bem-estar, burnout, ansiedade, estresse, satisfação com a vida e propósito.

Com base nos resultados desses questionários, os gestores e líderes têm acesso a intervenções e exercícios igualmente validados nas áreas de inteligência psicossocial, psicologia positiva e neurociência.

Além disso, a plataforma fornece dashboards com dados analíticos e insights sobre as áreas com maior incidência de estresse e burnout, permitindo que as empresas tomem medidas proativas para melhorar a saúde mental de seus colaboradores e reduzir seus custos de saúde.

Para a pessoa física, a startup oferece uma jornada de prevenção de saúde emocional e mental, fornecendo exercícios e intervenções personalizados para desenvolver habilidades emocionais e sociais, lidar com pressão e estresse, e melhorar a saúde mental de forma holística.

Além disso, a plataforma oferece uma comunidade online de apoio onde as pessoas podem compartilhar experiências, obter suporte e se conectar com outros que estão passando por situações semelhantes.

Acreditamos que a prevenção é fundamental quando se trata de saúde mental. Nossa plataforma visa capacitar tanto empresas como indivíduos a fortalecer sua resiliência emocional, enfrentar os desafios da vida com mais confiança e obter uma melhor qualidade de vida no trabalho e fora dele”, aponta.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também