Search

Como o PIX por aproximação simplifica a rotina financeira das PMEs

Foto: divulgação.

Numa realidade em que o mercado financeiro se digitaliza em ritmo acelerado, um dos segmentos que mais evoluíram foi o de meios de pagamento, mais especificamente o Pix, que se tornou uma referência global. Previsto para ser lançado em fevereiro, a sua versão por aproximação é mais uma das atualizações do sistema que veio para facilitar ainda mais o dia a dia dos usuários . 

O Pix por aproximação permite pagamentos ao aproximar dispositivos ou cartões compatíveis com NFC, eliminando a necessidade de QR Codes ou digitação de dados. Isso torna as transações ainda mais rápidas e convenientes, seguindo os mesmos padrões de segurança do Pix tradicional.

Para as PMEs, que buscam constantemente usar a tecnologia para simplificar as suas rotinas financeiras, melhorar a experiência do cliente e reduzir custos, os benefícios são claros: maior agilidade no atendimento, redução de custos com taxas comparadas a cartões e uma experiência aprimorada para os clientes. Também oferece maior segurança, evita contato físico desnecessário e posiciona o negócio como moderno e inovador, aumentando a competitividade no mercado. 

Entretanto, os holofotes para a novidade também estão relacionados aos vários desafios de gestão financeira que as companhias brasileiras encontram nos pagamentos. Muitas delas ainda usam recursos e estratégias que trazem mais dores de cabeça do que vantagens, o que compromete o fluxo de caixa e o próprio crescimento do negócio.

Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil, estudo inédito realizado pela Conta Simples junto com a Visa, revela um dado preocupante nesse sentido: 16% das empresas no Brasil (cerca de 3.5 milhões) ainda utilizam cartões de crédito pessoais de seus donos ou sócios para cobrir despesas do negócio. A prática apresenta vários riscos, como a mescla de contas pessoais e empresariais e dificuldade no controle e no gerenciamento de gastos.

Revolução no mercado de pagamentos


Ferramentas como o Pix se consolidaram e se desenvolvem com rapidez justamente porque são adequadas à mobilidade da realidade digital. A pesquisa comprova isso quando mostra que este é o meio de pagamento mais utilizado para receber dos clientes, com uma liderança de 39% nas empresas em geral. O impacto é ainda maior entre as microempresas, onde o índice de protagonismo chega a 48%.  

Com transações instantâneas, sem taxas extras, o formato é uma das escolhas ideais para reduzir custos e aumentar a eficiência. A facilidade de acesso possibilita operações financeiras mais rápidas, sem complicações e com total controle de forma simples, impactando, inclusive, na inclusão bancária.. 

Além disso, é uma alternativa útil para obter condições especiais junto a fornecedores que não aceitam pagamentos com cartão de crédito. Por isso, o estudo revela que 35% das empresas usam o Pix como a principal forma de pagamento de despesas e parceiros comerciais. Segundo os entrevistados, as principais vantagens da ferramenta são a praticidade/facilidade (59% das respostas) e rapidez (39%).

Cartões sempre em alta

Apesar do protagonismo do Pix, os cartões de crédito ainda estão na linha de frente das operações das empresas. O panorama mostra que 29% das empresas indicam ele como a sua principal forma de recebimento. Entre as companhias de médio porte e no comércio, a ferramenta chega a superar o Pix, com 35% e 37%, respectivamente, contra 25% e 34% do método de pagamento instantâneo. 

Esses números não estão ligados só ao fato de ser um recurso tradicional. Um cartão de crédito corporativo permite que os empresários centralizem suas transações em um único lugar, oferecendo maior flexibilidade para seus clientes com a possibilidade de parcelamentos, que é um grande atrativo. Tudo isso otimiza processos, reduz burocracias e se ajusta facilmente à realidade financeira da organização.

Foco na inovação
Tanto a ascensão do Pix quanto a solidez do cartão de crédito corporativo reforçam que uma gestão automatizada e instantânea da área financeira é indispensável para os negócios modernos. Saber quem fez um pagamento e para qual finalidade pode parecer um aspecto básico, mas isso garante otimização de tempo, economia de dinheiro, aumento da produtividade e segurança para as operações.

Misturar recibos ou embaralhar as contas no fim do mês não é algo normal. São práticas que já não fazem parte da realidade digital e de negócios que desejam crescer de forma sustentável.

Compartilhe

CFO da Conta Simples.

Leia também