Siga nas redes sociais

Search

Carreira em startups e inovação: e se a nova tendência fosse escolher exatamente aquilo que você quer?

Compartilhe

Foto: Feodora/AdobeStock
Foto: Feodora/AdobeStock

Ah, não, mais uma lista de tendências de carreira? De forma alguma. Quero que a tendência seja VOCÊ. Para isso, esse artigo terá dois momentos: o primeiro, sobre você e suas necessidades na carreira, o segundo, sobre o mercado de inovação e possibilidades de carreira disponíveis. 

Por ter vivido um intenso processo de transição de carreira para trabalhar com inovação, me sinto na responsabilidade de provocar em ti algumas questões que gostaria de ter ouvido quando comecei. 

Sua carreira é algo complexo demais: pra que tentar caber em regras fixas?

A prova disso é a ambiguidade: existem listas de previsões “certeiras” para o futuro, assim como defesas de carreiras tradicionais e “100% seguras” que fazem parte das últimas décadas. Já fui advogada (carreira tradicional) e consolidei minha carreira em inovação (tendência): embora eu seja apaixonada pela carreira atual, a verdade é que em ambos os mundos senti na pele a incerteza. 

Essa tal rigidez em diferentes direções significa o seguinte: ninguém sabe o que vai funcionar e o que não. Diante disso, como seria utilizar como tendência o que você quer para si? 

“Se você fizer algo, vão julgá-lo. Se não fizer, vão julgá-lo também. Vão julgá-lo de qualquer maneira, então vai com medo mesmo. Tenha coragem para viver e coragem para construir a carreira que você quer, não a que os outros querem”, do trecho do livro “Seja egoísta com sua carreira”, de Luciano Santos, diretor de vendas no Facebook.

Silenciando o que a internet e as pessoas ao seu redor cobram, o que sobra? Do que você precisa HOJE na sua carreira?

Me senti profundamente pressionada durante a transição de carreira. Parecia ingrato e irracional deixar a carreira estável de advogada. E confesso ter sido aterrorizante silenciar opiniões externas para focar nas minhas perguntas: no que realmente quero contribuir? E, ao descobrir esse querer, ele será capaz de pagar os boletos? 

Apesar de não ter sido um processo fácil, foi um dos mais poderosos que enfrentei. Desde lá, não permito que outra pessoa, instituição ou estatística sinta-se à vontade para determinar o que será da minha carreira. Por isso, antes de começar a avaliar quais são as demandas e oportunidades lá do mercado, encorajo você a ouvir suas próprias perguntas aí de dentro. 

Depois de olhar para si, o passo é olhar para o mercado de trabalho: conheça aqui os players do chamado ecossistema de inovação 

Ao ouvir sobre carreira em inovação, muitas pessoas pensam em startups, ou na necessidade de saber programação, mas esse universo vai bem além: a cada dia, surge uma oportunidade diferente para trabalhar com inovação. Para visualizar melhor os integrantes desse mercado, compartilho com você essa imagem aqui e as opções abaixo: 

STARTUPS

Criam soluções inovadoras e buscam talentos de todas as áreas para fazer isso acontecer: produto, jurídico, vendas, pós-venda, tecnologia, financeiro, etc. 

Startups têm: um ritmo acelerado que permite maior velocidade para sua curva de aprendizado e, a depender do estágio em que o negócio está, você terá chances de receber promoção mais rapidamente do que seria em outros empregos. O cuidado é que a experiência dos colaboradores muda de acordo com o momento da startup: converse com quem trabalha em startups e faça boas perguntas nas entrevistas para encontrar a fase de negócio que faz mais sentido para você. 

EDUCAÇÃO PARA STARTUPS

São empresas, instituições de ensino e aceleradoras que treinam pessoas empreendedoras para que tenham melhores resultados na liderança de negócios inovadores. 

Neste contexto, o foco é em trazer profissionais para diagnosticar startups, prospectar professores e fazer curadoria para programas de educação. 

HUBS E COMUNIDADES

São coworkings e comunidades virtuais que conectam todos os players do mercado: incentivam a geração de negócios e criação de oportunidades para apoiar o amadurecimento do mercado de inovação.

Buscam talentos para promover eventos, treinamentos, mapeamentos de mercado, conexões para gerar negócios, parcerias e investimentos.

FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Investem em startups estratégicas do mercado e apoiam seu crescimento com o objetivo de que, anos depois, possam obter retorno exponencial do dinheiro que havia sido investido. 

Buscam talentos analíticos para pesquisar, entrevistar, auditar e negociar com startups. Também contratam pessoas para acompanhar o crescimento das startups após o investimento.

CONSULTORIA EM INOVAÇÃO

Fazem diagnóstico de empresas e prestam os mais diversos serviços para apoiar as que querem implementar cultura e projetos de inovação. 

Buscam talentos para mapear necessidades, traçar plano de inovação e tirar esse plano do papel junto a áreas de inovação dessas empresas.

EMPRESA

Estão consolidadas no mercado com seus respectivos produtos e soluções. Para que se mantenham competitivas e eficientes, criam iniciativas e áreas de inovação para se conectarem ativamente com necessidades internas e tendências do mercado. 

Buscam talentos para a área de inovação, que tem o papel de manter a empresa competitiva por meio de cultura, parcerias, investimentos, contratações e aquisições.

Por fim, deixo o lembrete de que cada integrante desse mercado também é uma pessoa jurídica e, como tal, precisa de áreas que apoiem a estruturação de suas atividades.

Além das funções que mencionei, há a necessidade por áreas de design, marketing, vendas, eventos, finanças, dentre outras que apoiem a gestão do negócio. 

As oportunidades são bem diversificadas e espero que, diante de tantas opções, você possa escolher por suas necessidades e ambições, não só por expectativas e tendências externas.

Compartilhe

Líder de Relacionamento e Comunidade na Inovenow

Leia também

Receba notícias no seu e-mail