Dados de uma pesquisa da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), com base no Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), mostram que as vendas no Dia das Mães cresceram 28,6% nos shopping centers de todo o Brasil, entre os dias 2 e 8 de maio do ano passado. O resultado superou a expectativa inicial do setor, que previa um aumento nominal de 19%.
Para este ano, dados da Voxus projetam intensificação das vendas geral no e-commerce brasileiro na semana da comemoração, de 7 a 14 de maio, chegando a um aumento de 5% a 7%. Pensando nisso, algumas soluções apoiam o varejo e os e-commerce na data:
Labelium
A Labelium é um ecossistema de soluções para performance digital especializada em gerar receita e valor para empresas no setor de moda, beleza, turismo e luxo. A consultoria aposta na utilização de inteligência artificial para melhoria de determinação de público-alvo e personas e previsibilidade de vendas em comércios eletrônicos e empresas de varejo. Para datas específicas, como o Dia das Mães, se faz essencial a atenção à divulgação estratégia de campanhas, assim como a frequentes estudos da maturidade dos diferentes canais onde estão presentes os clientes das companhias. Nomes como Dior, Shopluxo, Kenzo, Lacoste, Arbonne e MSC Cruzeiros são clientes da Labelium no Brasil.
Nethone
À medida que os cibercriminosos estão cada vez mais sotisficados para captura e comercialização de dados, principalmente em datas de grande movimentação do mercado, como o Dia das Mães, ganham mais espaço as empresas que atuam com prevenção de fraudes, principalmente no ambiente digital. Uma delas é a Nethone: a companhia utiliza tecnologia proprietária Know Your Users (KYU™) para realizar o cruzamento de mais de 5.000 dados para criar a biometria comportamental dos usuários. Assim, a empresa ajuda empresas de comércio eletrônico e instituições financeiras a compreender seus usuários finais por meio de identificação de perfis, inteligência artificial e machine learning. No Brasil, a Nethone já é parceira de grandes empresas como Grupo Boticário, VTEX, Farfetch, Azul Linhas Aéreas e BlaBlaCar.
Nubimetrics
A Nubimetrics define-se como uma startup focada em democratizar a informação para vendedores de e-commerce com Inteligência de Vendas. A utilização de Big Data e Inteligência Artificial traz insights importantes para datas como o Dia das Mães, por exemplo, e outros períodos importantes. Isso porque os dados coletados permitem que os sellers se preparem com antecedência a partir de análises de fatores que influenciam o consumo do público, afetam a dinâmica e que ajudam a criar e redefinir estratégias de vendas de forma mais assertiva e eficiente, melhorando a rentabilidade do negócio.
RoutEasy
A RoutEasy é uma startup de logística que, por meio de inteligência artificial, oferece soluções de gestão, otimização e orquestração para e-commerces e marcas. Com rotas otimizadas por algoritmo, os clientes conseguem diminuir os custos, reduzir tempo no planejamento e ganhar mais competitividade nos prazos de entrega. Já na gestão, a chave é acompanhar o status da rota em tempo real. Elimina-se praticamente 100% do trabalho manual na operação e a equipe pode focar as energias em problemas mais analíticos e fundamentais para o crescimento dos negócios. Os benefícios para as organizações ao usar ferramentas otimizadoras são vários: agilidade na execução de tarefas, diminuição da chance de erros, aumento de produtividade, redução de custos operacionais e melhoria da experiência do consumidor final. E o mais importante para o período atual de compras on-line: a hiperautomação permite o same day delivery.
Minds Digital
A Minds Digital é uma Voice IDtech especializada em soluções de biometria de voz, que utiliza inteligência artificial para autenticar os clientes no acesso a contas e transações digitais. Para o dia das mães, a startup orienta que o varejo aumente a segurança principalmente no WhatsApp, que é o aplicativo com crescente volume de transações comerciais. Com a solução da Minds Digital, a empresa consegue verificar, por meio da confirmação por áudio, se quem está fazendo uma operação é realmente o cliente.
STANDOUT
A STANDOUT é uma martech referência em inteligência em trade marketing digital, que auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces. A solução permite a criação, edição e publicação de vitrines digitais, bem como da distribuição automática, em layout responsivo e em tempo real dos mesmos nos e-commerces. Além disso, por meio da navegação do consumidor pela vitrine digital, a indústria consegue entender o comportamento e o hábito do shopper, pois é gerado um mapa de calor que disponibiliza dados sobre o que está acontecendo com a vitrine dentro dos e-commerces, o que é decisivo para futuras estratégias.