Siga nas redes sociais

Search

12 mães que estão mudando o ecossistema de inovação

Foto: Paulo Liebert/divulgação.
Foto: Paulo Liebert/divulgação.

De acordo com um estudo feito pela Famivita, ao menos 21% das trabalhadoras brasileiras já foram demitidas logo após voltarem da licença-maternidade, ao local de trabalho.

Diante desses dados, tem sido cada vez mais importante destacar a presença e liderança feminina nas empresas, além de falar sobre o assunto e debater a desigualdade de gênero nesse ambiente. 

Pensando nisso, abaixo listamos 12 mães que estão mudando o ecossistema de inovação:

1 – Denise Asnis, sócia fundadora da Taqe

Denise Asnis é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos. Ela é casada, tem dois filhos e profissional com mais de 30 anos de experiência na área de RH. Atuou em empresas de ponta, no que se refere à gestão de pessoas, sustentabilidade e educação corporativa, como Natura, BankBoston, Citibank e Banco Crefisul. Ela tem como missão gerar oportunidades para todos, possibilitando que jovens de baixa renda, possam ter acesso ao autoconhecimento, desenvolvimento e busca de emprego de acordo com seu perfil pessoal e profissional.

2- Daniane Bergamini, diretora de operações e da área financeira da Progic

Depois que se tornou mãe, Daniane, que é formada em Engenharia de Alimentos, passou a olhar mais para a área de gestão de pessoas e neurociência, e mudou totalmente o rumo da vida profissional. A mudança rendeu bons frutos e hoje ela é diretora de operações e da área financeira da Progic, empresa de TV Corporativa no Brasil para comunicação interna de Florianópolis, e abaixo dela está toda a área de gestão de pessoas, onde desde que entrou, pretendeu trabalhar para aumentar a atratividade para mães e mulheres, assim como a cultura interna da companhia para se tornar um lugar mais confortável para esse público. Recentemente, a Progic conquistou com a ajuda dela, o Great Place To Work, uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. A maternidade também fez com que a executiva passasse a se interessar mais por neurociência, por exemplo, área em que mais tarde fez especializações e hoje utiliza métodos aprendidos no curso para colocar em prática e tornar a Progic uma empresa mais humana.

3- Silvana Füchter, diretora administrativa financeira na SoftExpert 

Graduada em Administração e com pós em Gestão de Pessoas, Silvana Füchter é diretora administrativa financeira da SoftExpert há 12 anos. A empresa é fornecedora de soluções de transformação digital a nível global.

Sou mãe de dois filhos e apaixonada pela minha família, tive momentos na vida que achei que não iria dar conta de ser a super mãe que sempre sonhei e conseguir manter minha dedicação e qualidade no profissional, mas você respira fundo, se reinventa e acredita. A área financeira nos exige muita dedicação, horas de trabalho e foco em resultados. Da mesma forma, liderar uma equipe envolve muito engajamento com a empresa e com o time para desenvolvê-los também em suas carreiras“, conta;

A profissional aponta que a maior dica que pode dar para outras mães é o networking:

Compartilhar a vivência da nossa carreira mostra que é possível para todas que querem trilhar este caminho. Nós, mulheres e mães, podemos e devemos alavancar uma a outra. Mostre seu potencial, trabalhe duro e acredite na sua carreira“.

4- Lana Wigand, Chief Marketing Officer no Comunica.In

Com mais de dez anos de experiência no mercado de comunicação e marketing, Lana é CMO no Comunica.In, startup que atua na gestão, mensuração e automação da comunicação interna empresarial. Com um filho pequeno de 4 anos, a profissional tem passagem por áreas de marketing, growth, performance team leader e gestão de processos.

Gosto de como a comunicação interna pode ser usada como um ativo estratégico para os negócios e como a gestão de pessoas tem um papel crucial na hora do crescimento das empresas e das marcas. Por isso, faço questão de contribuir para o desenvolvimento da CI, pensando em gerar cada vez mais valor e resultado dentro das organizações que trabalho“, complementa.

A profissional é entusiasta de projetos voltados para sustentabilidade e liderança feminina, aplicando, no seu dia a dia, tudo aquilo que acredita. 

5- Kelly Michel, fundadora da Potencia Ventures

No ano passado, Kelly fundou a Potencia Ventures, grupo global pioneiro em investimento de impacto que investe em fundos de venture capital e startups early stage, alinhada com suas causas de educação, sustentabilidade, empreendedorismo e empoderamento econômico. Além disso, a profissional é co-fundadora da Artemisia, aceleradora brasileira de negócios de impacto, e da Vox Capital, empresa brasileira de capital de risco que enfrenta desafios em educação, saúde e serviços financeiros. Mãe de dois, ela aplica, no seu dia a dia, seus valores pessoais ao apoiar empreendedores e gestores de fundos em áreas como estruturação em estágio inicial, colaboração em equipe e governança.

6- Yesenia Avila, diretora na Potencia Ventures

Com mestrado em gestão empresarial e ambiental em Yale, Yesenia trabalha para obter, diligenciar e gerenciar investimentos de risco em estágio inicial em empresas com modelos de negócios que atendem ou impactam clientes de baixa renda na Potencia Ventures, grupo de investimentos de impacto social. Mãe de um, a profissional é uma empreendedora em série que fundou várias empresas no setor de alimentos e bebidas. Além disso, ela é apaixonada por apoiar empreendedores sub-representados com missões ambientais e sociais e aplicar, no seu dia a dia, os valores que acredita.

7- Mariana Achutti, fundadora e CEO da SPUTNiK

Depois de anos como gestora da Perestroika, em 2014, Mariana empreendeu e fundou a SPUTNiK, hub de educadores e profissionais especialistas em soluções de aprendizagem para educação dentro das empresas. Em 2021, se tornou mãe, após ter vivido a gravidez em meio à pandemia e ao home office. Ela enxerga a maternidade como uma experiência transformadora, que possui potencial de tornar as mulheres ainda mais preparadas para tudo, inclusive para os negócios. Como brasileira, empreendedora e líder, ela utiliza toda sua experiência, conhecimento sobre novas perspectivas e possibilidades educacionais, aliados às soft skills de ser mãe, nos negócios. Além disso, também promove iniciativas e atua em projetos de empreendedorismo feminino. Ao longo dos últimos nove anos, a executiva auxiliou a provocar mudanças no universo corporativo, por meio de uma educação criativa e disruptiva, em clientes como Google, Facebook, Globo, Boticário, Ambev, Ifood, entre outras.

8- Andrea Miranda, CEO e co-fundadora da STANDOUT

Andrea Miranda é CEO e cofundadora da STANDOUT, martech referência em inteligência em trade marketing digital que auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces. Ela é casada, tem um filho e cientista de computação, com mais de 30 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade. Na STANDOUT, ela lidera a empresa no planejamento de estratégias para aquisição de parcerias, na criação e implementação da solução. Além disso, já atuou como Analista de Sistemas no Bradesco durante 3 anos e gerente de Tecnologia de Informação na agência de publicidade americana Havas Worldwide. Ela é reconhecida como Winning Women’21 pela EY e também Top 3 no Empreendedorismo Feminino pela 100 Open Startups. 

9- Dani Junco, CEO e fundadora da B2Mamy

Mãe do Lucas, Dani Junco é fundadora e CEO da B2Mamy, socialtech que conecta mães e mulheres em comunidade tornando-as líderes e livres economicamente. Após se tornar mãe ela transformou sua dificuldade de voltar ao mercado de trabalho em solução para outras mães e mulheres que não querem ter que escolher entre maternar ou trabalhar, mas equilibrar as duas paixões. Através da capacitação, ela acredita que é possível contribuir para diminuição do gap de gênero existente no mercado de inovação e empreendedorismo e, seguindo esse propósito, sua empresa já capacitou e conectou mais de 10 mil mulheres por meio dos meetups, EAD e programas de capacitação. Especialista em markerting com foco em branding, a executiva já conta com 16 anos de mercado e experiências.

10 – Priscilla Erthal, sócia e co-fundadora da Organica

Mãe de dois filhos, Priscilla Erthal é publicitária e um dos grandes nomes do varejo online. Ela teve sua marca sempre diretamente associada a duas coisas: primeiro, ao crescimento exponencial das empresas pelas quais passou, inclusive como conselheira. Segundo, aos trabalhos desenvolvidos nas áreas de e-commerce, marketing digital e varejo. Atuando na área digital desde a época de estudante universitária, acumulou experiências ao trabalhar em grandes empresas como Hotel Urbano, Netshoes e B2W. Com o propósito de contribuir com companhias que estão em busca de avanço exponencial e sustentável, tornou-se sócia e co-fundadora da Organica. A executiva acredita que após se tornar mãe passou a ter um olhar diferenciado para as relações, com possibilidades de equilíbrio dos muitos papéis que a mulher precisa assumir tanto na vida pessoal quanto profissional, o que implica diretamente na inovação, ou seja, querer ter trocas e estar incomodado e antenado. Ela diz que sempre houve muita expectativa e cobrança, porém acredita que o estereótipo de “guerreira que não pede ajuda” está sendo quebrado e que as mulheres e mães precisam sim da ajuda de seus companheiros, líderes e superiores.

11 – Bruna Calegari, Head de marketing da Trio

Bruna Calegari atua como Head of Marketing na paytech Trio e é formada em publicidade e propaganda. Sempre em busca de inovação, antes de entrar no mundo das fintechs, Bruna foi uma das fundadoras da Hot Content, agência curitibana especializada em projetos especiais de mídia customizada e marketing digital, onde foi responsável por desenvolver marcas globais – como a Tomorrowland. Também criou do zero o festival de criatividade Subtropikal que teve 7 edições em Curitiba e Florianópolis. Com a pandemia, ela decidiu modificar sua atuação profissional e, sem largar a vontade de inovar, iniciou seus estudos sobre o mercado de produtos digitais entrando pelo mundo dos pagamentos e open finance, resultando no trabalho que hoje realiza na Trio. O grande motivador sempre foi a Cecília, filha da Bruna de quatro anos, que vem desde então ensinando à comunicadora e mãe sobre as novas formas de inovar, não apenas na carreira, mas na maternidade.

12- Cristiane Giordano, CEO da Funcional Health Tech

Cristiane Giordano é CEO da Funcional Health Tech, uma das maiores empresas de  tecnologia para saúde e data driven care do Brasil. Hoje seu maior desafio é manter o alto nível de entrega e qualidade, bem como traçar o futuro da empresa para que possa contribuir ainda mais para o ecossistema de saúde no Brasil. Cristiane é mãe de dois filhos e vive uma jornada dupla, tanto na maternidade, quanto na liderança da healthtech. Além de sua trajetória profissional, a CEO é reconhecida por defender os temas de diversidade e integridade dentro do ambiente de trabalho, e desde 2020 faz parte do grupo Pharma Executive Women, que reúne mulheres em cargos de liderança sênior da indústria farmacêutica, oferecendo mentoria para profissionais mulheres que estão começando em cargos de gestão.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail