Vendas! Essa palavrinha dita tomada de decisões em todas as empresas ao redor do globo. Afinal, como vivemos a época de profundas transformações digitais, o setor responsável pelas vendas têm sofrido fortes pressões para se adaptar não somente às novas ferramentas que invadiram nosso dia a dia, mas principalmente para acompanhar as necessidades do novo consumidor.
Independente do setor de atuação, os vendedores deixaram de ser apenas os profissionais que entregam o que o cliente deseja e passaram a ser experts em identificar demandas, muitas vezes antes delas serem expressadas. Para se ter uma ideia, o setor de compras online, por exemplo, movimentou R$169,6 bilhões em 2022, de acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), gerando um crescimento de 5% quando comparado a 2021.
Pensando em ajudar as marcas que desejam não apenas vender mais, mas tornar seus consumidores verdadeiros fãs, Ciro Rocha, fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do branding, arquitetura e gestão de marcas, listou abaixo algumas dicas. Confira abaixo:
Olhe para dentro de casa: muitas vezes, quando repensamos os planos para vender mais, temos o costume de olhar para o mercado e tentar encontrar gaps onde podemos conquistar novos clientes. Mas, talvez seja mais interessante também olhar com atenção para sua carteira de clientes atual. Será que não há ali uma oportunidade de fazer um upgrade de serviços ou mesmo oferecer ações complementares às que já são oferecidas?
Diversifique os canais: da mesma forma que o item anterior, também é comum vermos gestores que focam seus esforços de vendas em apenas um canal. Por isso, torna-se cada vez mais importante explorar os diversos pontos de contato com seu consumidor, claro que de forma estratégica. Para isso, é muito relevante traçar o perfil da persona que consome sua marca e, só então, entrar encontrar caminhos de conexões com esse público.
Teste novos produtos: bem como é importante e estratégico estudar e atuar em diferentes canais de contato com o cliente, faz-se interessante também lançar novos produtos/serviços. Por meio de estudos, pesquisas de mercado e comportamentais é possível encontrar novas oportunidades de vendas. Portanto, vale apostar em ouvir a voz do consumidor de forma constante.
Utilizar a credibilidade da marca como razão de compra e diferencial: se você já tem uma marca renomada e que tem uma boa credibilidade no mercado, vale fazer isso de peso para ampliar o olhar e atrair novos consumidores. Assim você consegue dar luz aos diferenciais e usá-los como argumento de vendas.
Conteúdos: cerca de 90% das pessoas que compram no ambiente online, fazem pesquisas detalhadas nas redes antes de efetuar o pagamento. Por isso, cada vez mais é importante apostar na geração de conteúdos de relevância e que estejam alinhados com as demandas e necessidades do seu público final.