Por Edgard de P. Batista, technical architect manager, pre-sales da NTT Ltd.
Não é surpresa para ninguém que uma das reclamações mais ouvidas pelos especialistas dos principais integradores de soluções do mercado de TI é a falta de informação e visibilidade de onde está, de fato, o problema das suas aplicações de negócios.
Os engenheiros de TI das empresas têm buscado cada vez mais soluções que agregam contexto de negócios ao seus dashboards de alertas e é claro que uma solução como esta não é fácil de se encontrar no mercado.
Observabilidade é o termo utilizado para nomear uma ferramenta, ou um conjunto de integrações nativas de ferramentas de um fabricante, que podem trazer benefícios importantes como priorização de problemas baseado no impacto no resultado de vendas, visibilidade fim a fim sobre todo o ecossistema da aplicação em cloud ou on-premise, proatividade na detecção de falhas que podem afetar a performance do resultado de venda ajudando a TI a rastrear e diagnosticar os problemas com auxílio de Inteligência Artificial (AI) e Aprendizado de Máquina (ML), e a possibilidade de monitorar a experiência dos usuários por meio de simulação de transações para garantir que a stack da aplicação (Rede, código, servidores storage) está saudável.
O que se espera de uma ferramenta de Observabilidade é a capacidade de monitorar e medir a saúde de uma transação que pertence a uma aplicação crítica de negócio, buscando mensurar a qualidade da rede por onde esta transação está passando, a performance do código sendo executado, e é claro que a infraestrutura de servidores e storage onde a aplicação está hospedada, correlacionando as informações de M.E.L.T. (logs, métricas, traces e eventos de todas as fontes de informação), fornecendo à TI uma visão clara e em tempo real do todo (Rede, Aplicação, Infra de Servidores e Storage). Ao mesmo tempo, possibilita uma visão de performance do negócio com métricas de impacto de vendas e criticidade.
Já há no mercado a solução ideal para quem busca este nível de visibilidade com um dashboard centralizado contendo a saúde de todo o ecossistema da aplicação, medindo a performance de Rede (Cloud, On-premise), Código (olhando a performance e sintaxe das chamadas), Infraestrutura de servidores (Memória, Disco e CPU) e storage (IOPS, Throughput e Latência). Ter um parceiro na implementação da tecnologia é fundamental para garantir que ela ofereça todos as vantagens de adotar a solução de observabilidade no seu negócio.