Por Patrícia Ajeje, CEO da Chem-Trend Hemisfério Norte.
Nos últimos anos, a mulher tem exercido cada vez mais um papel de protagonista na sociedade atual, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia.
As mulheres bem-sucedidas trilharam todo tipo de jornada que se possa imaginar, daquelas que chegaram ao C-suite de grandes corporações e startups bem financiadas às que iniciaram seus próprios empreendimentos ou que fizeram mudanças drásticas na carreira. Apesar das diferenças e dos problemas sistêmicos e estruturais que muitas delas – e especialmente as mulheres negras – enfrentaram ou ainda possam se deparar no ambiente de trabalho, todas têm algo em comum: elas traçaram o caminho para o trabalho que amam.
Isso não significa apenas grandes empregos com títulos importantes e salários consideráveis (embora, em alguns casos, isso seja verdade). Em vez disso, essas mulheres construíram cuidadosamente carreiras em torno de seus pontos fortes inatos, suas paixões pessoais e o tipo de trabalho que lhes traz significado e propósito.
Criar uma carreira de sucesso pode parecer um objetivo elevado, no entanto, cada pessoa tem o poder de encontrar o trabalho que ama. É apenas uma questão de dar passos confiantes para chegar lá. Não se trata de esperar que alguém lhe dê permissão, mas se permitir, assumir o controle de sua carreira e de sua vida.
Comprometer-se apenas a alcançar um cargo específico ou trabalhar na empresa dos sonhos pode gerar uma certa frustração após atingir o objetivo. Por isso, é fundamental ampliar a perspectiva. Manter-se flexível e aberta a novas oportunidades, tipos e locais de trabalho é a chave para experimentar e escolher o que verdadeiramente traz realização pessoal e profissional.
É preciso, também, muito cuidado com os marcadores tradicionais de sucesso, como dinheiro ou um título C-level. Cada mulher deve se aprofundar e entender os fatores muito pessoais que impulsionam o que traz significado para ela – seja aprender constantemente novas habilidades ou estar envolvida em mudanças sociais – e buscar locais de trabalho que incorporem esses elementos. É sempre bom avaliar o que nos aproxima ou nos afasta dos nossos sonhos e saber dizer não para aquilo que não nos serve.
Afinal, o significado do sucesso pode mudar ao longo da vida. Pode ser necessário ajustar o curso, não ter medo de falhar e estar disposta a correr riscos como parte das regras do jogo para conquistar uma vida profissional significativa em uma carreira que ame.