Siga nas redes sociais

Search

Um paraíso digital chamado Estônia

Compartilhe

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Se você nunca ouviu falar da Estônia, está na hora de você mudar esse conceito. Apesar de muito pequeno, com população de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas, a Estônia é um país no norte da Europa que está balançando o mundo da tecnologia.

Conhecida como a “nação digital”, ela está mostrando para o mundo como fazer as coisas de maneira digital e eficiente.

Vamos começar pelo governo, que é praticamente todo digitalizado. Você pode fazer quase tudo pela internet, desde votar até declarar impostos. Legal, né? E se você está pensando em abrir um negócio, adivinha? Menos burocracia e mais tempo para focar no que realmente importa.

E recentemente, eu tive a honra de ser convidado pelo Governo da Estônia para uma press trip, acompanhado de outras pessoas ao redor do mundo, para conhecer de perto  o país e descobrir mais sobre o ecossistema de startups Estoniano.

Se você quiser saber como foi a experiência. é só clicar neste link e você verá um sneak peek dessa jornada incrível 

Ah, e já que estamos falando sobre o cenário de startups na Estônia, não posso deixar de falar sobre o Startup Estônia, que  é uma iniciativa do governo que oferece uma infinidade de recursos e suporte para startups. A ideia é tornar a Estônia o melhor lugar do mundo para startups, e eles estão fazendo um trabalho incrível.

Entre as diversas iniciativas, o programa elabora e realiza eventos ao redor do mundo, workshops e programas de mentoria. Quer aprender mais sobre como levantar capital? Eles têm um workshop para isso. Precisa de ajuda para afinar seu modelo de negócios? Eles têm mentores que podem te ajudar.

E não para por aí. O Startup Estônia também oferece um programa de aceleração, que pode dar um empurrãozinho na sua startup, ajudando a desenvolver sua ideia e escalar seu negócio.

Outra grande vantagem é o Startup Visa. Esse é um tipo especial de visto que torna super fácil para empreendedores de fora da União Europeia se mudarem para a Estônia para construir suas startups. E, se você tiver uma equipe, pode levar todo mundo junto!

Segundo os próprios membros do programa, o Startup Estônia é mais do que apenas um programa. É uma comunidade de pessoas apaixonadas por tecnologia e inovação, que estão dispostas a ajudar uns aos outros a ter sucesso. 

Se você ficou interessado, você pode saber mais detalhes do projeto clicando neste link

Mas se não faz parte dos seus planos mudar para a Europa, não se preocupe, existe uma outra solução tão eficiente quanto, o programa e-Residency. Imagina poder abrir e gerenciar uma empresa na Estônia sem precisar sequer pisar no país. Pois é! Qualquer um pode fazer isso, o que é uma mão na roda para quem quer entrar no mercado europeu.

Se você ficou interessado, você pode saber mais detalhes do projeto clicando neste link

A educação na Estônia também é de outro mundo. As crianças aprendem programação desde cedo e não é à toa que o país tem uma das maiores proporções de startups por pessoa. Isso garante que quem abrir uma empresa lá terá uma galera super capacitada para contratar.

Ah, e tem mais um detalhe que não posso deixar de mencionar sobre a Estônia: as startups unicórnio. Se você não sabe o que é isso, “unicórnio” é o termo usado para se referir a startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares. E sabe quantas dessas existem na Estônia? MAIS DE 10!

Pois é, mesmo sendo um país de apenas 1,3 milhão de habitantes, a Estônia tem uma quantidade surpreendente de startups unicórnios. Estamos falando de empresas como a TransferWise (agora conhecida como Wise), uma plataforma de transferência de dinheiro que revolucionou o mercado financeiro, e a Bolt, um app de transporte que está dando o que falar.

E sabe o que é ainda mais impressionante? A Estônia tem a maior quantidade de startups unicórnios per capita no mundo, nenhum outro país tem tantos unicórnios quanto a Estônia.

Isso é resultado de um ambiente de negócios super favorável, um foco intenso na educação tecnológica e uma cultura de inovação. E com o programa e-Residency, você também pode fazer parte desse ecossistema incrível.

Então, se você quer ver sua startup decolar, a Estônia é o lugar pra você! Não é à toa que ela está sendo chamada de “Vale do Silício da Europa”. Com um ambiente tão propício para startups e inovação, é bem provável que veremos ainda mais unicórnios surgindo na Estônia nos próximos anos. Então, que tal começar a sua jornada por lá?

Compartilhe

Advogado de startups, head da Área legal na X-Plan Consultoria.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail