Por William Souza, gerente de RH da Packseven.
A liderança envolve desempenhar um papel fundamental na influência, orientação e motivação das pessoas para alcançarem as metas propostas. Um líder não deve apenas ditar ordens, mas sim demonstrar qualidades e comportamentos inspiradores que encorajem os membros da equipe para atingirem em conjunto o objetivo necessário.
A liderança é um conceito complexo e multifacetado que atualmente tem um papel fundamental nas empresas, sendo muitas vezes um divisor de águas no resultado de uma companhia. Uma abordagem que tem se destacado ao longo do tempo é a liderança pelo exemplo. A liderança pelo exemplo tem como objetivo transmitir valores, comportamento e atitudes por meio do contágio, de maneira natural, na qual a equipe é o reflexo da sua liderança.
Liderar pelo exemplo envolve inspirar e motivar os outros por meio de ações que refletem os valores, ética e visão do líder. Esse processo acontece de maneira orgânica nas equipes, naturalmente, a equipe acaba ficando com as mesmas características do gestor, por isso é extremamente importante que a liderança reflita os valores e cultura da empresa.
As ações de um líder têm um poder inegável para inspirar e influenciar aqueles que estão ao seu redor. Quando um líder demonstra dedicação, comprometimento, empatia e respeito, esses comportamentos positivos se propagam para os membros da equipe, tendo muito mais eficácia do que um discurso.
Imagine um líder que sempre se engaja nas ações do dia a dia, mantém um alto padrão de qualidade em suas tarefas, foca no desenvolvimento dos colaboradores e está sempre disposto a ajudar os outros, motivado. Essas ações comunicam uma mensagem de comprometimento o que acaba repercutindo para o time, proporcionando mais confiança e trazendo como resultado equipes mais motivadas.
A liderança pelo exemplo não apenas impacta indivíduos, mas também desempenha um papel vital na construção de uma cultura organizacional forte e consistente. Quando os gestores vivenciam na pratica os valores, ética e atitudes que desejam ver em suas equipes, esses comportamentos se tornam parte do tecido da organização, se tornando um comportamento cultural dentro da empresa, criando um ambiente dentro da organização que a própria cultura contribui para o desempenho dos colaboradores.
Embora este modelo seja uma abordagem altamente eficaz e que traz diversos benefícios para a cultura de empresa, não está isento de desafios. Uma vez que da mesma maneira que a liderança inspira com exemplo positivos, pode contaminar com os negativos, por isso é fundamental trabalhar o desenvolvimento constante dos gestores como percursos da cultura desejada.
Esta é uma abordagem que está além das palavras e realmente nas pessoas, por meio da criação de um ambiente favorável de desenvolvimento. Líderes que escolhem gerenciar com ações que demonstram autenticidade, integridade e uma compreensão profunda do impacto que têm sobre os outros não apenas inspiram, mas também criam uma cultura organizacional que reflete os valores e a visão que desejam ver no mundo. Embora desafiadora, a liderança pelo exemplo é uma jornada recompensadora para líderes que desejam fazer uma diferença duradoura. É como disse o pensador Confúcio: “a palavra convence, o exemplo arrasta”.