Siga nas redes sociais

Search

Futuro da educação: inovação escolar é imprescindível para formar agentes transformadores 

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Felipe Ferreira, CEO da Proesc.

Em um mundo em constante mudança, a inovação na educação se apresenta como uma forma eficaz de melhorar o aprendizado e conquistar a atenção dos alunos durante as aulas. Então, ao invés de competir com a tecnologia pela atenção dos alunos, o ideal é usá-la em benefício do aprendizado para tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas e tornar os estudantes engajados em transformar o futuro.

Uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação, realizada pelo Instituto de Pesquisas DataFolha, aponta que 99% dos professores que usam plataformas tecnológicas concordam que conseguem tornar as aulas mais interessantes e engajadoras. Diante disso, é necessário tornar as escolas mais inovadoras e promover uma cultura de experimentação, criatividade e colaboração.

Existem diversas formas de inovar na educação, como o uso de metodologias ativas que proporcionam uma educação a partir de atividades práticas que permite o protagonismo e autonomia do aluno. Outro exemplo é a gamificação, que ajuda a conquistar a atenção dos estudantes e incentiva uma competição saudável. 

Essas ações promovem a  inteligência emocional que é importante em todos os aspectos da nossa vida, mas principalmente na época da escola. A instituição e os professores devem se atentar a questões relacionadas a bullying e dificuldade de aprendizagem, de modo a atuar ativamente para resolver a situação. Uma dica é realizar debates ou palestras sobre o assunto. 

É importante também promover a educação inclusiva, que vai além de ter estudantes com necessidades em sala de aula, a instituição de ensino junto aos professores devem atuar para que todos os alunos tenham as mesmas experiências em sala de aula. E promover a inovação na educação através da experiência maker, que nada mais é do que uma metodologia que visa colocar uma mão na massa, com atividades em que o estudante monte projetos ou pensem em soluções para problemas.

Ao adotar uma abordagem inovadora para a educação, as escolas podem transformar as experiências de aprendizagem dos alunos, promovendo o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a autonomia. As inovações na educação não apenas preparam os alunos para as demandas da sociedade atual, mas também permitem que eles se tornem agentes de mudança e contribuam para um futuro mais promissor e sustentável. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail