Search

Como novas tecnologias impactam na experiência dos fãs no marketing esportivo

Foto: dvulgação.

Por Ronald Bragarbyk, regional director Latam da CM.com

Hoje, os consumidores assistem esportes de maneiras muito diferentes de como faziam antes da pandemia, agora, estão cada vez mais imersos no universo digital. Esse avanço tecnológico tem trazido desafios para o segmento do esporte, visto que, cada vez mais, os canais digitais vêm substituindo a experiência pessoal e os meios de comunicação tradicionais. Manter uma pessoa engajada enquanto ela se divide entre assistir um evento esportivo e usar o celular pode não ser uma tarefa fácil.  

Por outro lado, estas tecnologias trazem a urgência de pensar em novas formas de produzir conteúdo e também mostram uma grande oportunidade para alavancar a experiência dos fãs e torná-la bastante imersiva no ambiente digital, especialmente para as gerações mais jovens.  Neste mês de agosto, por exemplo, acontece a 12ª etapa do da Holanda de Fórmula 1 e o GP está aperfeiçoando cada vez mais as tecnologias em marketing para melhorar o envolvimento dos fãs, ano após ano. 

A F1 existe há mais de 70 anos e é um dos esportes com maior índice de audiência no mundo. Um levantamento feito pela plataforma Betway Insider, apontou crescimento na audiência da Fórmula 1 de mais de 58%, apenas nos Estados Unidos, atingindo mais de 1 bilhão de espectadores. No Brasil, a Fórmula 1 é uma das cinco modalidades com maior volume de apostas no País, se tornando uma excelente oportunidade para estratégias de marketing e para impulsionar as marcas.

O Prêmio da Holanda já reconheceu esses desafios e investiu fortemente, este ano, em engajamento para criar experiências personalizadas  para os fãs, com o apoio da CM.com, empresa que oferece comércio conversacional e jornadas inovadoras ao cliente. Acredito que ser relevante para cada torcedor, talvez, seja um dos maiores desafios do marketing e por isso, é importante utilizar ótimas soluções que utilizam a automação em diversos canais de mensageria, que facilitam a conexão com seus fãs em qualquer época do ano e no canal preferido do torcedor.

O engajamento dos torcedores também não deve se limitar apenas ao dia de um evento esportivo e o torcedor não deve ser pensado somente como um fã, mas como um cliente de uma marca, e garantir que ele tenha a melhor e mais completa experiência possível.

Hoje, os fãs não se satisfazem apenas em assistir uma partida, mas também demandam outras informações e conteúdos que agreguem mais valor à sua experiência. As marcas, times e demais organizações que se adequarem a estas exigências certamente estarão um passo à frente e terão mais chances de conquistar novos públicos. 

O Grande Prêmio da Holanda faz o uso de  alta tecnologia, com a ajuda do Customer Data Platform (CDP), como estratégia para centralizar todos os dados dos fãs oferecendo um atendimento personalizado e uma comunicação mais assertiva baseado no interesse e histórico, tudo em um só lugar. Além disso, durante todas as partidas, por meio de um atendimento personalizado, os consumidores foram informados sobre ingressos, pagamentos, estacionamento, que foram compartilhadas por e-mail e WhatsApp para garantir que estivessem sempre atualizados.

Além, também, do acesso a um chatbot disponível 24 horas por dia para que os visitantes pudessem tirar suas dúvidas e receber todo tipo de conteúdo exclusivo, por meio das soluções  Mobile Marketing Cloud para engajamento dos fãs e o Mobile Service Cloud para um atendimento omnichannel.

Bom, não podemos falar sobre estratégia de Marketing Esportivo em 2023 sem investir em ferramentas e novas tecnologias. Desta maneira, você poderá se comunicar com os torcedores por meio do canal mais utilizado por cada um, tornando cada mensagem pessoal, aumentando a sensação de exclusividade dos fãs e promovendo um relacionamento mais gratificante. 

É certo que a globalização e a constante evolução da tecnologia estão mudando para sempre a dinâmica dos esportes, seja dentro dos próprios eventos, ou fora, com diferentes formas de acompanhar tudo que acontece. Hoje, os fãs não se satisfazem apenas em assistir uma partida, mas também demandam outras informações e conteúdos que agreguem mais valor à sua experiência. As marcas, times e demais organizações que se adequarem a estas exigências certamente estarão um passo à frente e terão mais chances de conquistar novos públicos. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também