A educação financeira no Brasil ainda é um desafio, a evolução nesse setor é um processo gradual ao longo dos anos. Do outro lado, temos uma sociedade que possui mais da metade da sociedade formada por mulheres, sendo 52% da população do Brasil. Dessa forma, a educação financeira torna-se um tema fundamental entre as mulheres.
Ao longo das últimas décadas, houve um aumento da importância da educação financeira como ferramenta essencial para capacitar os indivíduos. A obrigatoriedade da inclusão da educação financeira no currículo escolar desde 2020 visa preparar os jovens desde cedo para lidar com questões relacionadas ao dinheiro, consumo responsável e planejamento financeiro.
Apesar dos avanços, ainda existem diversos desafios a serem enfrentados na promoção da educação financeira, como a ausência de materiais educacionais de qualidade, uma linguagem complexa utilizada no setor financeiro e a baixa representatividade, exemplos inspiradores de mulheres nas finanças.
Visando aumentar a literacia financeira, em especial das mulheres que hoje representam cerca de 25% na Bolsa de Valores, uma lista de algumas dicas para iniciar na jornada da educação financeira e inserir essa temática de forma vitalícia:
- Ter clareza de todos custos fixos e mapear os variáveis
- Organizar uma reserva de emergência e retirar o dinheiro apenas em casos necessários
- Separar contas bancárias (pessoa física e jurídica)
- Discutir abertamente sobre dinheiro e finanças com o parceiro (a), família e amigos
- Buscar orientação de profissionais da área
- Expandir seus conhecimentos e habilidades financeiras
- Conhecer e se inspirar em mulheres referências no setor
- Desenvolver metas e objetivos claros
É essencial que as mulheres se empoderem, busquem aprender sobre finanças e orientação de profissionais da área. Expandir os conhecimentos e habilidades financeiras será um diferencial no planejamento pessoal, profissional e familiar. Os benefícios de uma educação financeira sólida são inegáveis e podem trazer mais autonomia, segurança e prosperidade para as mulheres.