Siga nas redes sociais

Search

Falar é fácil: como ser um líder de verdade

Compartilhe

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Muitas pessoas acham que nascem com o dom de ser líder, outras acham que liderança é um cargo. Na verdade, liderança é algo que a gente desenvolve, uns mais outros menos, depende de o quanto estamos dispostos, das ferramentas que temos e de como estamos emocionalmente para aguentar o “tranco”.

Já conheci muitas pessoas que negaram um cargo de liderança por não se sentirem “prontas”, outras foram atiradas na função sem saber o que fazer. Em ambas as situações a pessoa se sente perdida e questiona a sua capacidade. São aqueles sabotadores, que já falamos, fazendo a festa.

Por muitos anos atuei em cargos de liderança, de uns anos pra cá tinha decidido atuar como autônoma e, recentemente, me vi novamente liderando equipes. É, realmente, uma montanha russa de emoções. Por que você não lida só com questões técnicas, mas com pessoas, suas emoções. Você tem que gerenciar você mesma e quem está ao seu redor. É muito difícil, ainda mais para quem ensina a teoria. É o famoso “falar é fácil”.

Por isso, eu aplico todos os dias tudo o que aprendi, coloco primeiro a máscara de oxigênio em mim. E o fracasso, o tropeço, o erro me ensina onde eu tenho que melhorar. Olhar para dentro, em como você se sente, onde está errando e acertando, quem é você, o que é seu e o que é do outro, tudo isso, é um baita desafio, que leva tempo. Às vezes, a vontade é de se encolher e só voltar quando tudo estiver resolvido e calmo. Entretanto, a vida não é assim. E é a capacidade de encarar suas sombras e os problemas que chegam que define o tamanho da sua coragem e resiliência.

Não sou uma líder pronta e não sou perfeita. Estou em eterna construção e é isso que as pessoas precisam entender. Não dá pra viver em Nárnia e achar que tudo é perfeito e maravilhoso. Temos que nos preparar para os desafios, para os momentos de turbulência, por que quando eles chegaram, e eles vão chegar, você balance, mas não quebre.

E como você faz isso? Além de leitura, curso, curiosidade para sempre aprender, você precisa ter coragem para olhar que está aí dentro, quem você quer ser e como pode melhorar. Empatia e generosidade consigo mesmo é o maior passo. Sempre poder aprender, ser melhor do que ontem e absorver algum ensinamento seja de uma crítica, fracasso, crise e por aí vai.

Mas atenção, não espere “estar pronto” para agarrar uma oportunidade de liderança. Esse momento pode nunca chegar. Agarre a oportunidade, busque aprender e evoluir no caminho. Tenha coragem de cair e motivação ainda maior para levantar. Ninguém é e nunca vai ser perfeito. Se você se conhece e sabe qual é o seu caminho nada vai te ofender ou derrubar.

Compartilhe

Mentora de liderança com ousadia

Leia também

Receba notícias no seu e-mail