Siga nas redes sociais

Search

Open finance: por que essa personalização pode ser um diferencial no mercado?

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Em palavras mais claras, o open finance permite que as pessoas possam acessar seus dados financeiros de diferentes instituições em um só lugar, podendo compartilhá-los com outras empresas, se assim desejarem. Isso possibilita que as fintechs criem novos produtos financeiros e serviços que atendam melhor às necessidades dos clientes para que eles tenham maior controle sobre seus dados financeiros.

A realidade é que a eficiência do open finance depende de diversos fatores como a qualidade das soluções tecnológicas utilizadas, a regulamentação aplicável, a segurança das transações e a facilidade de uso para os usuários. Por um lado, pode ser mais eficiente do que os modelos tradicionais de serviços financeiros, pois permite a integração de diferentes serviços financeiros em uma única plataforma, o que pode reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência na prestação de serviços financeiros. Por outro lado, a eficiência do open finance pode ser afetada por questões como a privacidade e a segurança dos dados financeiros dos usuários, a interoperabilidade entre diferentes plataformas e sistemas, e a complexidade dos processos regulatórios.

Todos os bancos se destacam no mercado por algum produto, quando analisamos friamente percebemos que não é a conta digital, a conta é o coração, o meio para todos. O Nubank, por exemplo, se destacou fortemente no produto de crédito, o extrato do Nu, análise, facilidade do crédito são fantásticos, porém, nem mesmo o Nu chega a todos os lugares.

A hiper personalização se torna um fator determinante porque o cliente ataca o mercado que ele já conhece. É importante que os usuários tenham conhecimento profundo sobre o seu ecossistema financeiro, a maioria deles já criaram estratégias para se destacar, mas falta a profissionalização destas estratégias. Falta o coração e não apenas o meio, mas produtos que alinhados a estratégias de mercados alavancam sua receita.

O open finance tem o potencial de ter um grande impacto no mercado financeiro, trazendo uma série de benefícios para os usuários e empresas do setor. Entre os principais podemos destacar a maior concorrência, redução de custos, melhoria na experiência e incentivo à inovação.

Em geral, o open finance tem sido visto como uma oportunidade para aumentar a concorrência no mercado financeiro brasileiro, reduzir os custos para os usuários e aumentar a transparência das transações financeiras.

Compartilhe

CEO e co-fundadora na Idez

Leia também

Receba notícias no seu e-mail