Siga nas redes sociais

Search

Crescimento de pagamentos digitais impulsiona economia no Brasil: O que esperar para o próximo semestre?

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Não é segredo que o Brasil tem passado por uma grande transformação em relação aos meios de pagamentos. Após a pandemia da COVID-19, as transações digitais se tornaram cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, o que vem impulsionando a economia do país. O crescimento dos pagamentos digitais tem sido uma tendência e a expectativa é que esse cenário se mantenha no próximo semestre.

De acordo com o estudo Beyond Borders (2022-2023), realizado pela EBANX, o número de consumidores que pagarão com carteiras digitais no mundo ultrapassará 4 bilhões em 2023, sendo 1,6 bilhão nas compras presenciais, o que vai corresponder a 30% dos recebimentos em estabelecimentos físicos.

O aumento desse tipo de pagamento tem sido benéfico para a economia do país. Com a digitalização, as transações se tornaram mais seguras, eficientes e rápidas. Além disso, a redução do uso de dinheiro em espécie tem contribuído para a diminuição da circulação de notas falsas e para o combate a outros problemas relacionados a isso.

Para o próximo semestre, a expectativa é que o crescimento dos pagamentos digitais continue. Além disso, novas tecnologias por aproximação e as criptomoedas, podem ganhar mais espaço no mercado brasileiro. Não podemos deixar de citar o Embedded Finance ou “finanças incorporadas”, considerada uma tendência que consiste na integração de serviços financeiros em produtos e serviços não financeiros. Para entender melhor, esse novo modelo de negócio está criando novas oportunidades para empresas e consumidores que incluem: facilitação do acesso a serviços financeiros; melhora da experiência do cliente; aumento da receita para as empresas; redução de custos e maior acesso a dados.

Em resumo, o crescimento digital tem sido uma tendência crescente no Brasil, impulsionada pelo aumento do comércio eletrônico. Esse cenário tem sido benéfico para a economia do país e a expectativa é que isso se mantenha no próximo semestre, com a adesão cada vez maior dos brasileiros aos pagamentos digitais e o surgimento de novas tecnologias.

Compartilhe

CEO e co-fundadora na Idez

Leia também

Receba notícias no seu e-mail