Siga nas redes sociais

Search

O crescimento dos serviços por assinatura: uma nova era de conveniência e personalização

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Nos últimos anos, temos presenciado um crescimento significativo dos serviços por assinatura em diversas áreas, revolucionando a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços. Essa tendência tem se mostrado popular tanto entre os consumidores quanto entre as empresas, oferecendo benefícios como conveniência, variedade, personalização e previsibilidade de gastos. 

Para adquirir algo nessa linha, as pessoas pagam uma taxa regular, geralmente mensal ou anual, para ter acesso contínuo a determinado produto. Essa modalidade tem se expandido para diferentes setores, desde entretenimento e mídia, até alimentação, beleza, moda, saúde e muito mais. Para se ter uma ideia, segundo um estudo publicado pela Global Industry Analysts e divulgado pela Market Research.com, no cenário de negócios após medidas contra a Covid-19, o mercado global de assinaturas digitais, que era estimado em US$ 3 bilhões em 2020, deverá alcançar US$ 20,4 bilhões até 2027.

Esses dados mostram que esse setor é um verdadeiro oceano de oportunidades. Isso porque uma das suas principais vantagens é a conveniência que eles oferecem. Os indivíduos podem ter acesso a uma ampla gama de produtos ou serviços sem sair de casa, evitando a necessidade de deslocamentos e compras frequentes. Basta fazer a adesão e usufruir dos benefícios, recebendo entregas regulares diretamente na porta de sua residência. Isso economiza tempo e esforço, especialmente em um mundo cada vez mais acelerado.

Com a variedade de assinaturas por recorrência disponíveis, os consumidores têm a oportunidade de experimentar uma infinidade de produtos que talvez não considerassem em uma compra única. Já que, geralmente oferecem opções diversificadas para atender a diferentes necessidades, permitindo explorar novas marcas, estilos e experiências. Além disso, muitos deles são personalizados com base nas preferências individuais dos assinantes, tornando a experiência ainda mais satisfatória.

Uma das preocupações comuns dos consumidores é o controle dos gastos. Ao contratar alguma assinatura, por exemplo, os custos são previsíveis, pois quem adquiriu sabe exatamente o valor que pagarão no mês ou no ano. Isso facilita o planejamento financeiro, uma vez que os indivíduos têm uma ideia clara de seus gastos recorrentes e podem ajustar seus orçamentos de acordo com suas necessidades. Alguns ainda oferecem diferentes níveis de pacotes, permitindo escolher o plano que melhor se adequa às suas necessidades e orçamentos.

O sucesso dos serviços por assinatura vai além do setor de entretenimento e mídia. Atualmente, empresas de diferentes setores estão adotando esse modelo para gerar uma linha de receita adicional e oferecer uma experiência de consumo única para os clientes. Um exemplo disso é o setor de compartilhamento de veículos, como a Uber, que revolucionou a forma como as pessoas utilizam o transporte sem possuir um carro próprio, assim como o setor imobiliário, especialmente em regiões às quais pessoas tendem a alugar imóveis em vez de adquirir uma casa própria. Empresas de aluguel de imóveis por assinatura, como casas ou apartamentos compartilhados, oferecem aos indivíduos a flexibilidade de morar em diferentes locais sem a necessidade de adquirir uma propriedade.

Essas mudanças na forma de consumo estão impulsionando a adoção de modelos de assinatura por parte de empresas que já estão estabelecidas no mercado. Essa transição não apenas abre novos modelos de negócios, mas também cria novas oportunidades de receita. Durante o evento realizado em maio sobre “Embedded Finance & Super-Apps”, por exemplo, vários conceitos e aplicações desse movimento foram discutidos. Diversos especialistas trouxeram suas dores e soluções interligando os dois conceitos – Embedded Finance e serviços por assinatura. Entre eles, destacaram os diferentes setores que podem utilizá-lo, enaltecendo “as pessoas SaaS”, ou seja, aquelas que não precisam comprar para obter algo.

Exemplo disso é a Quinto Andar, que facilitou a experiência de aluguel de imóveis, em que todos os trâmites contratuais são feitos de forma online. Tem também o Bike Itaú, localizado em alguns estados do Brasil que permite aluguel de bicicletas de maneira rápida e acessível, conceito esse que também é bastante comum no exterior, e o mais conhecido popularmente que é o Airbnb, serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem.

Em resumo, os serviços por assinatura estão transformando a forma como as pessoas consomem produtos e serviços, oferecendo conveniência, personalização entre outros. Além disso, eles estão permitindo que empresas de diversos setores gerem receitas adicionais e abram novos modelos de negócios. Essa mudança na forma de consumo, impulsionada pela economia de assinatura baseada no comportamento, está proporcionando uma experiência inovadora e flexível para os consumidores, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento e a adaptação das empresas em um mundo em constante evolução.

Compartilhe

CEO e co-fundadora na Idez

Leia também

Receba notícias no seu e-mail