Siga nas redes sociais

Search

6 dicas para produzir uma live commerce durante a Black Friday

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Com a Black Friday batendo na porta, os varejistas precisam apostar em ações que os diferenciem entre as diversas marcas que irão disputar a atenção do consumidor no período.

O live commerce, uma estratégia comercial que une o livestream ao e-commerce em uma experiência na mesma tela, tem despontado como a principal solução para esse período.

Com a live ocorrendo no próprio site ou aplicativo do varejista, ela garante zero fricção ao processo de compra e uma maneira mais personalizada de compra e venda no digital.

O resultado: uma conversão, em média, 10 vezes superior àquelas feitas em outros ambientes e vendas em escala.

As projeções para as vendas neste ano estão altas, com os consumidores mostrando que pretendem ir às compras. Somente na Mimo, esperamos que o número de lives realizadas no período dobre em relação ao ano passado. Por isso, para garantir que tudo irá ocorrer bem e que as marcas irão aproveitar esse grande potencial, é importante que elas se preparem bem, principalmente no que diz respeito a oferecer uma experiência única para o público”, ressalta Monique Lima, CEO da MIMO Live Sales.

Para ajudar as marcas a preparar uma live de sucesso e com alto potencial de venda, ela preparou 6 dicas para os varejistas:

1. Tudo  começa com um bom planejamento

Além de ter um bom mix de produtos, um ponto importante é saber escolher a melhor data e horário para sua live. De acordo com o 1º Relatório de Live Shopping da Mimo, lives de Moda costumam performar melhor às terças-feira, 19h30; de Beleza e Eletrônicos às quartas-feira, 20h; e de Alimentos quintas-feira, 19h. Além disso, contar com um time de apresentadores com bom entrosamento vale muito. O ideal é apostar em dois nomes: um que conheça os produtos tecnicamente e um influenciador que ajudará trazendo uma audiência incremental. Nesse último quesito, os melhores perfis são os micro influenciadores (base de 10 mil a 50 mil seguidores) ou os de nível intermediário (50 mil a 500 mil seguidores), que costumam atrair um público mais qualificado e com maior potencial de compra.

2. Não é necessária uma grande infraestrutura

Para viabilizar a live, o processo técnico é bastante simples, sem a necessidade de estúdios, câmeras profissionais e outros recursos caros. Basta ter acesso a tecnologia plug and play, como a da Mimo, um celular, internet de boa qualidade e um ring light. Exatamente como acontece na China, país referência no formato, pois  possibilita a escala e bons retornos de investimento, sendo realizado dentro do próprio e-commerce da marca, site ou app. O restante do show fica por conta de um apresentador que conheça os produtos e tenha desenvoltura para venda ao vivo.

3. Aposte em um conteúdo chamativo e que desperte o sentimento de FOMO

Traga um mix de produtos, contemplando todos os públicos, e não esqueça de incluir a lista dos mais vendidos entre as ofertas. É possível também investir em um provador virtual, convidar influenciadores — que aumentam consideravelmente a audiência em até 140%, segundo dados da MIMO — e exibições gratuitas. É importante também despertar a sensação de fear of missing out (senso de escassez) e, para isso, é possível empregar descontos, frete grátis, sorteios ou anunciar collabs e lançamentos. Dica extra: descontos acima de 40% mudam o ponteiro em períodos como a Black Friday. 

4. Atenção aos detalhes técnicos  

Não esqueça de testar a landing page, o recebimento dos pedidos e a velocidade da internet. O catálogo de pedidos também precisa estar atualizado. Ofereça, pelo menos, 10 produtos e, dependendo do tamanho do seu portfólio e da duração da live, a recomendação pode variar entre 30 e 60 itens, também levando em consideração o segmento. Ofereça também formas diversificadas de pagamento e prepare a equipe de atendimento, com um war-room e mais profissionais, se for preciso.

5. Divulgação é o caminho para a audiência qualificada 

O live commerce ajuda não só nas vendas, mas também atua no branding. Isso porque ele atrai consumidores qualificados, que estão mais propensos a comprar; entrega feedback em tempo real e ajuda a estreitar o relacionamento. Por isso, a divulgação é parte-chave do processo. Potencialize suas forças e divulgue nas redes sociais, no próprio e-commerce, em newsletters, no CRM etc. Uma boa publicidade prévia, com gatilhos e calls to action certos, é o que faz aumentar as suas vendas no dia da live.

6. Não esqueça do pós-live 

É hora da checagem de vendas, logística e da comunicação pós-venda para a audiência que não comprou. Aposte em remarketing, e-mails e ações topo de funil. Dedique também um momento aos aprendizados, para que o planejamento das próximas lives seja ainda mais assertivo. Dica extra: vale avaliar a possibilidade de retransmissão da live – tática que pode garantir um incremento nas vendas. Um cliente da Mimo Live Sales que apostou na retransmissão, por exemplo, conseguiu aumentar as vendas em 400% a partir do dia da transmissão original.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail