Siga nas redes sociais

Search

Como aplicar, na prática, a inovação no mercado atual?

Compartilhe

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Atualmente, o investimento em soluções inovadoras é visto como uma grande oportunidade para se expandir os horizontes estratégicos e conquistar um patamar satisfatório de eficiência e agilidade nas operações.

Com tantos benefícios colocados em pauta, muitos gestores acabam centralizando suas atenções no resultado final, sem considerar variáveis que fazem parte de toda governança corporativa.

Por se tratar de um tema amplo e sujeito a diversas interpretações, não é fácil enquadrar a inovação como um conceito estático, que não demande práticas de adaptação. Entretanto, alguns tópicos são fundamentais.

Para que o passo realizado rumo à automatização provoque os efeitos desejados, é preciso reconhecer o que está ou não funcionando dentro da organização, assim como os profissionais deverão se comportar diante o componente tecnológico.

Não é sobre realizar diversas mudanças e esperar que o sucesso aconteça da noite para o dia, mas de identificar, com o apoio de um olhar especializado, os métodos mais indicados, isto é, levar a implementação mais adequada para a empresa.

Jornada para a inovação é complexa por definição

De fato, deixar um ambiente processual consolidado para trás não é uma tarefa fácil. Afinal, são hábitos rotineiros e um modelo de atuação que, em muitos casos, foi moldado ao longo de muito tempo, até atingir um nível de eficácia que, com o advento da tecnologia, pode ter se perdido em determinados aspectos.

O próprio ato de mudar, especialmente no contexto corporativo, costuma proporcionar obstáculos numerosos. Questões acerca da zona de conforto aplicam uma subjetividade ao assunto que pode dificultar a vida do gestor e suas equipes. Quando o tópico levantado é transformação digital, o paradigma é parecido.

Logo, é preciso ter consciência do impacto que a solução escolhida provocará sobre o dia a dia operacional. Nesse ponto, o papel do parceiro especializado mostra-se extremamente relevante, na medida em que poderá harmonizar qualquer tipo de desconforto entre os colaboradores, reduzindo a insegurança e tendo a sensibilidade necessária para entender que esse é um momento de transição.

Dessa forma, a inovação será inserida por meio de uma abordagem mais suave, considerando restrições de tempo, agenda, entre outras situações que podem ser contornadas.

Sem um projeto personalizado, para uma companhia com pouca expertise no campo da tecnologia, as chances de ruídos e gargalos operacionais comprometerem a movimentação são altas.

Outra contribuição que vale a pena destacar é o alinhamento de expectativas que um parceiro estratégico oferece. Nesse formato, o usuário terá um diagnóstico transparente de como a solução inovadora se comportará em seu negócio.

Finalizando o artigo, para que a inovação seja maximizada e absorvida pela cultura organizacional, é de suma importância que o processo seja visualizado com a devida amplitude.

Com isso, em conjunto à participação pontual de especialistas na área, a empresa encontrará todas as condições necessárias para construir uma linha produtiva orientada à eficiência operacional, abrindo portas para um futuro de inúmeras oportunidades.

Compartilhe

CEO da Receiv

Leia também

Receba notícias no seu e-mail